Logo Patosja

Impacto da taxação norte-americana no boi gordo causa pressão no mercado local 

Produtor rural enfrenta momento de incerteza com diminuição de gado e queda de preços

Por: Redação PatosJá

Fonte: NTV - Lorena Teixeira

Publicado em: 15:06 23-07-2025

Compartilhar:

Produtor rural enfrenta momento de incerteza com diminuição de gado e queda de preços

Os Estados Unidos anunciaram a taxação de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto. A medida tem gerado apreensão no mercado da pecuária e os produtores rurais de Patos de Minas já sentem o efeito em um dos polos da atividade no estado mineiro. 

Com a taxação, os frigoríficos brasileiros têm segurado as compras e pressionado os preços para baixo. Segundo o médico veterinário e pecuarista Robson de Lima, as exportações para os Estados Unidos não são tão relevantes, mas o governo tem força. 

“Eles têm uma força muito grande para derrubar os preços. Nós vínhamos de leilões com 2,5 mil cabeças, semana passada foi 1,4 mil cabeças e, hoje, mil cabeças”, disse Robson. 

Incerteza 

Devido à diminuição do gado nos leilões, preços em queda e o clima desfavorável, o produtor rural enfrenta um momento de incerteza. Como as pastagens estão mais fracas, existe a necessidade de suplementação alimentar e o custo do confinamento aumenta.

“Eu falo que é a época de sobrevivência da fazenda, nós temos que fazer com que os animais sobrevivam até termos outro pasto em outubro, novembro e dezembro”, ressaltou o médico veterinário.

A expectativa é a reação do mercado e a criação de novas estratégias que ajudem o produtor a atravessar o período de dificuldade. Conforme o pecuarista, é necessário ter a assistência de profissionais para momentos de comercialização e travamento de preço.
Leia também